Museu de Goreme e Igrejas Caverna da Capadócia

A região da Capadócia possui entre 400 e 600 igrejas sendo a maioria escavadas nas rochas. As igrejas em cavernas da Capadócia datam dos séculos X e XI.  Alguns exemplos de  igrejas e capelas remontam ao século VI.

O período de escavação destas igrejas coincide com o  final das incursões árabes e a chegada dos seljúcidas à região da Capadócia.

As igrejas e capelas do Museu de Goreme, com raras exceções, são decoradas com afrescos que retratam a vida de  Cristo, sua crucificação e ressurreição.

As Igrejas em Cavernas da Capadócia e o Movimento Iconoclasta

Pintura danificada em igreja Caverna no museu de Goreme – Capadócia
Iconoclastia é uma palavra de origem grega que significa “quebrar imagens”.

O movimento político-religioso, conhecido como Iconoclasta, ocorreu no período bizantino (do século VIII ao século IX). Os iconoclastas acreditavam que adorar imagens e ícones era praticar a idolatria.

Por esta razão, na Capadócia, muitos  afrescos com passagens bíblicas  foram danificados, alguns com partes arrancadas.

O Museu Ao Ar Livre de Goreme

Museu ao Ar Livre de Goreme – Patrimonio da Humanidade – UNESCO

Reconhecido pela UNESCO como patrimônio da humanidade, o Museu de Goreme  é atração imperdível na Capadócia, sendo um dos pontos turísticos que mais desperta a curiosidade do visitante.

O Museu ao Ar Livre de Goreme concentra a maior parte das igrejas cavernas da região da Capadócia. O imenso complexo rupestre  localizado cerca de 1,5 km do centro de Goreme é o quarto museu ao ar livre mais visitado do mundo.

Características detalhistas compõem as igrejas do complexo, como colunas e altares, abóbodas e afrescos. Encontramos no museu de Goreme outras construções, como refeitórios completos, mosteiros e até um convento que serviu de abrigo e esconderijo para 300 freiras.

Os 6 níveis do convento rupestre estão conectados por túneis. Estes túneis estreitos eram isolados com pesadas portas de pedra em formato circular.  Semelhante estratégia de defesa era utilizada nas cidades subterrâneas da Capadócia.

O Museu ao Ar Livre de Goreme abre todos os dias

De 01/04 à 31/10 – Das 08h30min. às 19h00 – Os ingressos devem ser adquiridos até às 18h15min.
De 01/11 à 31/03 – Das 08h30min. às 17h00  – Os ingressos devem ser adquiridos até às 16h15min.
Horário de abertura no primeiro dia dos feriados religiosos: 13h00

Ingressos para o Museu ao Ar Livre de Goreme custam 72 Liras Turcas

As Igrejas do Museu de Goreme

Tokali Kilise, A Igreja da Fivela (Buckle Church)

Igreja que impressiona pela grandiosidade e beleza nos detalhes de seus ricos afrescos. Localizada fora dos portões do Museu Ao Ar Livre, basta uma caminhada de aproximadamente 50 metros para chegar até a “Buckle Church”.

As passagens bíblicas estão retratadas na parte mais antiga da igreja onde as cores predominantes são o verde e o vermelho. Na parte mais nova as pinturas são encontradas em tons de azul.

Para visitar a Tokali Kilise você utilizará o mesmo ticket do Museu ao Ar Livre de Goreme.

Horário de funcionamento: Verão – das 8h00 às 19h00 / Inverno – das 8h00 às 17h00hs.

Azize Barbara Kilisesi

A igreja de Santa Barbara é datada da metade do século XI e está localizada na parte posterior de Elmali, conhecida como Igreja da Maça (Apple Church).

Foi construída em formato de cruz e em seu interior vemos pinturas de temática geométrica, bem como mitológica e militar.

Elmali Kilise (Igreja da Maçã, Apple Church)

Se destaca por suas cores vibrantes e seu nome tem origem nas macieiras que existiam em frente sua entrada principal.

Os afrescos desta igreja são datados dos séculos XI e XII e tem como temática cenas bíblicas e passagens da vida de Jesus Cristo, assim como dos hebreus e de Abraão.

Yilanli Kilise ( Igreja da Serpente, Snake Church)

Nesta igreja estima-se que os afrescos em tons de vermelho representando a vida de Jesus sejam datados do século XI. Outras pinturas retratam o Imperador Constantino e sua mãe Helena.

São Jorge da Capadócia e São Teodoro estão ricamente representados. A Igreja da Serpente  tem imagens de São Tomé e São Onofre.

Karanlik Kilise ( Igreja Escura, Dark Church)

Igreja Escura – Museu ao Ar Livre de Goreme

Igreja troglodita com os afrescos mais bem preservados. Antes de ser restaurada, a Igreja Escura servia simplesmente como abrigo para pombos.

O título de “Igreja Escura” ou “Igreja Negra” deriva das condições estruturais do local que não recebe a incidência da luz solar. O fato de não ter sido exposta a nenhum tipo de iluminação contribuiu positivamente para a conservação de suas pinturas.

Considerada a igreja mais bela do século XII, seus afrescos contêm cenas bíblicas, como a Anunciação, o Nascimento e Batismo de Jesus, A Ressurreição de Lázaro, A Entrada em Jerusalém, A Última Ceia, A Traição de Judas e a Crucificação de Cristo.

A Igreja Escura está localizada no complexo de igrejas do Museu A Céu Aberto de Goreme e para visitá-la é necessário pagar uma taxa extra no valor de 25 Liras Turcas, cerca de 4 euros.

Carikli Kilise (Sandals Church, Igreja das Sandálias)

Os afrescos desta igreja datam do final do século XII, início do século XIII e contam a vida de Jesus e outras cenas bíblicas. A cúpula principal retrata o Cristo adulto rodeado de anjos.

A figura de Maria com o Jesus menino também está representada nesta igreja, além da imagem de São Miguel. Embora sejam apontadas semelhanças entre esta igreja, Elmali Kilise ( Igreja da Maçã, Apple Church) e a Igreja Escura ( Dark Church) as diferenças são evidentes no que se refere às ilustrações da Via Sacra.

O nome “Sandals Church”, ou igreja das sandálias, faz menção as pegadas que podem ser vistas no local.

Sobre o autor

Sibel Simone