Você sabia que o cultivo da lavanda não é privilégio apenas dos franceses? Afinal, quando se pensa em visitar os campos de lavanda, imediatamente vem à nossa mente a região de Provença, na França.
Ali estão os mais famosos campos de cultivo dessa planta que promove o bem-estar do corpo e ajuda a melhorar a qualidade de vida devido às suas características terapêuticas.
Mas se você gosta de se aventurar por lugares pouco explorados, então vai poder desfrutar de um novo roteiro exclusivo: conhecer os campos de lavanda da Turquia.
Campos de lavanda na província de Isparta, na Turquia.
É início do verão e o perfume das flores de cor lilás da lavanda, também conhecida como alfazema, já começa a se espalhar pelo ar das pequenas vilas, com destaque para Kuyucak, a cerca e 50 km de Isparta, no sudoeste da Turquia.
Os exuberantes campos de lavanda da Turquia estão se tornando um destino de férias atraente para os turistas que buscam roteiros alternativos, mas junto à natureza para que possam apreciar a beleza dessas flores que tantos benefícios trazem à saúde.
Além de percorrer os caminhos floridos, o visitante também pode ver como é feita a colheita e a extração do óleo essencial dessas plantas.
A região de Isparta conta com uma área plantada de três mil hectares e representa mais da metade da produção de lavanda na Turquia, contribuindo para o desenvolvimento da economia local.
Dos cachos floridos de alfazema são extraídos óleos essenciais muito utilizados pela indústria farmacêutica e de cosméticos. A fragrância agradável da lavanda – cultivada desde a Antiguidade Grega – é usada na produção de sabonetes e colônias. Por ter propriedades analgésicas, também é utilizada, por exemplo, na aromaterapia para aliviar a insônia. De suas flores também são produzidos chás e, ainda, o mel de lavanda, que trazem muitos benefícios para a saúde.
Floração
A melhor época para visitar os campos de lavanda na província de Isparta é entre a metade de junho e o início de julho, quando ocorre a floração e é possível fazer belas fotos. É bom lembrar que a cor da lavanda muda a cada semana e, à medida que as flores amadurecem, sua cor se torna mais intensa.
Dicas para uma bela foto:
Como toda mulher gosta de ser fotografada e os campos de lavanda são um atrativo, vá com uma roupa leve e colorida que contraste com o tom roxo da alfazema.
E não esqueça o chapéu que, além de proteger do sol, ainda dá um toque charmoso à foto. Saiba que a tonalidade das fotos pode variar de acordo a hora do dia porque de manhã a luminosidade do sol é diferente da encontrada ao entardecer.
Compras:
O turista também poderá comprar produtos feitos à base de lavanda como sabonetes, cremes, colônias, sachês perfumados, além de mel e sorvete com lavanda e rosa (a região também é grande produtora dessa flor).
Invista suas próximas férias em um roteiro diferente, exclusivo e charmoso! Visite os campos de lavanda de Isparta, na Turquia!
Comentários