Conheça as vinícolas e os vinhos da Turquia
Conhecer vinícolas e provar novos vinhos é quase uma missão para quem ama a bebida.
Não importa o país onde o vinho é produzido, sempre há uma novidade no mercado que desperta curiosidade. Os enófilos brasileiros procuram por novos sabores nos países produtores já conhecidos, como por exemplo o Chile, a Argentina, a Itália, a França e o próprio Brasil.
Mas, você sabia que a Turquia é um país que vem se destacando na produção de vinhos? Que os vinhos turcos estão entre os melhores do mundo e que muitos são premiados em importantes competições internacionais?
Muitas pessoas não sabem que a Turquia produz vinhos excelentes que impressionam pela qualidade. Afinal, é um país de maioria muçulmana e distante para os brasileiros. Outra novidade sobre o vinho da Turquia é que muitos rótulos são produzidos com uvas nativas ou misturadas às castas internacionais.
Principais uvas nativas da Turquia
Os vinhos turcos, ainda desconhecidos do público brasileiro, surpreendem até os enólogos mais experientes, podendo ser comparados a importantes vinhos franceses, italianos ou argentinos. A uva nativa Öküzgözü (pronuncia-se uh-kuz-guh-zu), por exemplo, pode ser comparada à francesa Malbec. É um vinho ideal para se apreciar com pratos de carne mais forte, como o carneiro.
Entre os vinhos brancos, vale a pena conhecer o produzido com a uva Narince, que tem acidez equilibrada e aromas que variam do cítrico ao frutado. Fantástico para os dias quentes e pratos leves. Os vinhos turcos oferecem novos sabores e aromas, proporcionando uma experiência única.
Vinhos orgânicos e assírios
Os vinhos turcos também são produzidos com fermentação natural. E você vai se impressionar comos vinhos assírios, produzidos pela pequena comunidade cristã-ortodoxa da antiga Mesopotâmia (atual Mardin). É uma comunidade que fala a língua siríaca, muito próxima do aramaico usado nos tempos de Jesus.
Rotas de Vinho na Turquia
O livro Rotas de Vinho na Turquia, recém-lançado no formato ebook, traz as principais variedades de uvas e rotas vinícolas da Turquia.
A publicação aborda a história das primeiras vinhas plantadas há milhares de anos na região onde hoje se localiza o território turco. Destaca as características da produção vinícola, as variedades de uvas nativas e internacionais cultivadas no país e as principais regiões produtoras.
Além dos principais vinhos turcos premiados em concursos internacionais o livro traz um dicionário da terminologia usada pelos enólogos.
Enoturismo na Turquia
Saiba que a sua viagem à Turquia pode ficar ainda mais interessante! Muitas vinícolas localizadas nas seis regiões produtoras costumam abrir para visitação e degustação no período da colheita que ocorre entre julho e outubro.
Comentários