Viajar para Trabzon – Conheça esse destino na Turquia

Cidade que impressiona pelas belezas naturais, Trabzon está situada próxima a passagem de Zigana, na Região do Mar Negro, onde começa a rota que une esta região da Turquia ao Irã.

Esse distrito muito importante na antiguidade foi uma colônia grega na Idade Média, sendo até mesmo a capital do Império de Trebizonda, que deu origem ao seu nome.

Desde o século VIII a.C. ela é um porto e também um importante centro comercial do país, contando com uma área de 189 km² e uma população de 300 mil habitantes.

Em Trabzon encontramos muitas igrejas da época bizantina e o inacreditável Mosteiro de Sumela que impressiona não somente pela beleza mas também pela dificuldade de sua construção que data do século VI. 

Porque viajar para Trabzon

Fundada por comerciantes gregos de Mileto no século VIII aC, Trabzon foi ministrada ao longo dos anos entre cimerianos, Medes, helenos, bizantinos e uma sucessão de outros povos.

Parada  importante da Rota da Seda, Trabzon continuou a ser a porta mais movimentada do Mar Negro com localização espetacular, empoleirada em uma colina com vista para o mar cercada de montanhas verdes e exuberantes.

A Trabzon de hoje parece muito distante do passado imperial: a cidade é movimentada e moderna, com um porto ocupado, ruas lotadas e aparentemente pouco para distingui-lo de muitas outras cidades turcas provinciais.

As igrejas da era bizantina, como a encantadora Aya Sofya, uma versão menor da igreja, similarmente chamada em Istambul, podem ser encontradas não muito longe dos prédios de apartamentos modernos.

Enquanto isso, a cidade velha com suas casas da era otomana, ruas para pedestres e bazar animado são uma boa pausa do concreto e das multidões.

O que visitar quando viajar para Trabzon

  • Aya Sofya Mesquita & Museu

Originalmente chamada Hagia Sophia (Igreja da Sabedoria Divina), Aya Sofya fica a 4 km a oeste do centro de Trabzon, num terraço perto do mar.

Construído entre 1238 e 1263, sua arquitetura tem influência georgiana e Seljuk, embora as pinturas de parede e os pisos de mosaico seguissem o estilo predominante de Constantinopla da época.

A Aya Sofya de Trabzon foi convertida em mesquita após a conquista otomana em 1461, e mais tarde foi usado como depósito de armazenamento de munições e hospital pelos russos, antes da restauração na década de 1960.

  • Mansão Atatürk

Aninhada em Soguksu, a 5 km a sudoeste de Ataturk Alani, a mansão branca de três andares, do final do século XIX, tem belas vistas e encantadores jardins.

  • Museu Trabzon

A Mansão Kostaki (1917), construída para um banqueiro grego no estilo otomano do Mar Negro, hospedou brevemente Ataturk em 1924. Todos os tetos são ornamentados, e a mobília é original.

O porão do “opus arqueológico” tem peças mais importantes, incluindo uma estátua de bronze achatada de Hermes, descoberta em Tabakhane em 1997, mais ícones, moedas e joias dos períodos romano, bizantino.

Para conhecer Trabzon e outros destinos na Turquia entre em contato conosco:  [email protected]