, ac_row]
Você gosta de conhecer cidades antigas principalmente para imaginar como era viver ali no passado e procurando sentir a atmosfera do local, então você vai ter uma experiência surpreendente ao chegar a Éfeso (atual Efes), na Turquia. Mas reserve pelo menos um dia inteiro para essa visita, pois a cidade antiga tem muitas ruínas interessantes.
Fundada por volta do ano 1.000 a.C., Éfeso está localizada na costa do Mar Egeu, a cerca e 80 km de Izmir (antiga Esmirna). Foi a quarta maior cidade do mundo greco-romano e uma das mais ricas e importantes da época, principalmente por ter se tornado um dos principais locais do início do Cristianismo.
Éfeso é a primeira das sete igrejas da Ásia Menor a receber as cartas do apóstolo João com mensagens reveladas por Jesus e que constam do livro bíblico do Apocalipse. Há muito o que se ver nesse que é um dos maiores e bem-conservados sítios arqueológicos da Turquia e que atrai milhões de visitantes de todas as partes do mundo. Por sua grandiosidade, Éfeso está incluída na lista de Patrimônio Histórico e Mundial da Humanidade.
Cristianismo no local e a Casa de Maria
Saiba que a igreja cristã de Éfeso foi fundada pelo apóstolo Paulo que, junto com São João evangelista, ensinaram sobre Jesus naquela região. Foi o apóstolo João quem cuidou da Virgem Maria após a morte de Jesus.
Próximo a Éfeso, no distrito de Selçuk, estão as ruínas da Basílica de São João onde se encontra a tumba do apóstolo e também a colina onde está a Casa de Maria, uma pequena capela erguida numa gruta onde Maria, mãe de Jesus, teria vivido até o fim de sua vida. Com um pouco de sorte é possível assistir uma missa no local.
Ali estão as inúmeras ruínas dessa antiga cidade, entre elas destacam-se:
Biblioteca de Celso
A Biblioteca de Celso foi construída por volta de 110 d.C. por Triodos Júlio Áquila para seu pai Tiberius Polemaneus, então cônsul da Ásia. Consta que o acervo dessa biblioteca continha cerca de 12 mil rolos de pergaminhos. A fachada do prédio era composta por quatro estátuas de mulheres que simbolizavam os atributos de Celso: Sabedoria, Excelência, Discernimento e Entendimento. O acesso à biblioteca é feito por uma rua pavimentada com pedras de mármore muito bem-conservadas, chamada de Rua dos Curetes, de onde se tem uma visão de sua imponência.
Rua dos Curetes e Casas do Terraço
A Rua dos Curetes é a principal via da antiga cidade de Éfeso e concentrava muitos prédios imponentes, como o Templo de Adriano (129 a.D.), as luxuosas Casas do Terraço que faziam parte de uma vila residencial e os pavimentos com belíssimos mosaicos. Essas casas estão dentro do complexo turístico de Éfeso, mas para visitá-las é preciso adquirir outro bilhete.
Ruínas do Teatro
Tudo ali chama a atenção e reflete o glamour de Éfeso. O Grande Teatro ao ar livre localiza-se em frente à rua que levava ao antigo porto da cidade, tem com capacidade para 22 mil espectadores e uma acústica perfeita. De frente ao teatro está a Via do Porto, uma rua cheia de colunas jônicas e coríntias que levava até o porto marítimo local, de onde os primeiros apóstolos de Jesus chegavam e saíam da cidade.
Templo de Ártemis
O imponente Templo de Ártemis (deusa da caça), foi erguido no ano de 550 a.C. e é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, com 130 metros de comprimento e 18 metros de largura. Também conhecida pelos romanos como Diana, atraía peregrinos de toda a região.
Selçuk
Próximo a Éfeso, está a cidade de Selçuk onde se encontram as ruínas da Basílica de São João, um dos principais lugares de fé e peregrinação da Turquia.
Onde se hospedar
Nesse roteiro, a sugestão é que o turista se hospede em Selçuk ou Kusadasi, cidades com bons hotéis e restaurantes e que ficam bem próximas às ruínas de Éfeso. Em Kusadasi há também um porto marítimo importante onde atracam diversos navios de cruzeiro.
Pamukkale
Uma opção de passeio imperdível é Pamukkale (Castelo de Algodão), localizada na região de Hierápolis, a cerca de três horas e meia de Éfeso. Ali estão os impressionantes terraços de calcário que formam piscinas de águas termais, de onde se tem uma visão de toda a cidade, a qual também é lembrada no livro bíblico do Apocalipse, em que Jesus compara a fé morna do povo de Laodiceia com as águas termais da região.
Há ainda o Banho de Cleópatra, com piscinas naturais de água quente e muitos fragmentos de colunas antigas no fundo. Próximo ao Banho de Cleópatra está o local onde teria sido o martírio de São Felipe, um dos seguidores de Jesus.
Onde se hospedar em Pamukkale
Próximo às piscinas naturais de Pamukkale também há grande oferta de hotéis, facilitando a vida do turista que quer visitar a região.
Dica
Para visitar Pamukkale e Banho de Cleópatra, não esqueça de levar maiô, calção, toalha e chinelos, assim você poderá aproveitar ainda mais o passeio pelas piscinas termais.
Comentários