Culinária da Capadócia
Aula de Culinária na Capadócia

CULINÁRIA DA CAPADÓCIA

Característica regional e culinária da Capadócia.

Localizada no coração da Anatólia em uma região predominantemente agrícola, a Capadócia revela belezas e contrastes dividida entre a rigidez de sua cultura e a intensa presença estrangeira. Para exemplificar o contraste podemos citar o que ocorre em Kayseri (maior cidade da região da Capadócia com um milhão de habitantes e sede do maior aeroporto – ASR).

Na cidade de Kayseri a venda e consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos não é permitida. Saindo de Kayseri e percorrendo um trajeto de aproximadamente 80 quilomêtros estaremos no centro da Capadócia, formado por pequenas cidades dentre elas a popular Goreme.

No vilarejo de Goreme você vai se sentir confortável num bar ou café enquanto bebe  cerveja ou um raki (bebida nacional feita a base de uvas com aroma de anis).

A verdade é que, por fazer parte de um centro que desperta tanto interesse turístico, alguns lugares da Capadócia se adaptaram ao turista e às suas demandas.

Na contramão das adaptações está a gastronomia da Capadócia que permanece intocada: na oferta, na cultura, na combinação de ingredientes e temperos.

Culinária da Capadócia

Culinária da Capadócia

Dentre as opções de pratos locais estão o Kebab e suas variações, os sanduíches de pão pide recheados com carne, tomates e molhos picantes. Não podemos esquecer das deliciosas mezes (entradas ), dos legumes recheados, das sopas, da carne de cordeiro com preparos variados, dos boreks, dos pães e saladas.

Podemos acrescentar a esta lista os pratos a base de lentilhas e feijões, os enroladinhos com folhas de uvas, o manti ( uma espécie de ravioli turco ) e os doces com muitas frutas secas, castanhas, com destaque especial para a Baklava ( que merece um post exclusivo).

Tandir: Na Capadócia ainda é comum o uso do tandir, forno originalmente feito a partir de um buraco escavado no chão. O tandir é usado para o preparo dos alimentos e dos pães típicos.
Atualmente encontramos o tandir original apenas em alguns vilarejos de vida mais rústica. Nos restaurantes os fornos são feitos de tijolos e funcionam a base de lenha.

Testi Kebab – Não deixe de provar um dos mais interessantes pratos da culinária da Capadócia que consiste na mistura de carne e vegetais cozidos em molho de tomates com muito tempero. Os ingredientes são colocados em potes de barro que depois de lacrados com massa de pão são levados ao forno. O tempo de cozimento de um testi kebab é de no mínimo quatro horas. Nos restaurantes onde existe grande procura pelo Testi Kebab, os potes são colocados no forno com a antecedência necessária para serem servidos no almoço ou no jantar. Em lugares mais típicos é necessário fazer a reserva do prato com antecedência.

Para servir o Testi Kebab: corta-se o lacre do pote com uma espécie de espada pequena – os turcos fazem isto com maestria e de maneira performática.

Você também poderá empunhar a espada e quebrar o seu pote com as orientações do garçon (costuma ser bem divertido!).

Afiyet Olsun! Bom apetite!

Culinária da Capadócia –  Dicas de onde comer:

Orient Restaurant Localizado em Goreme, o menu é bem variado e o atendimento especialmente caloroso.

Old Greek House Restaurant – Localizado no vilarejo de Mustafapasa em uma construção grega de 250 anos o Old Greek manteve as características originais do prédio como os afrescos nas paredes de pedras e pinturas no teto. O ambiente é uma atração a parte, o menu é bem típico e igualmente variado.

Babayan Evi – Localizado no vilarejo de Ibrahim Pasha trata-se da própria casa da cozinheira Ayse Koçdemir transformada em pequeno restaurante. O ambiente é familiar e típico com salas e depósitos escavados na rocha. A cozinha, assim como outras dependências estão abertas aos visitantes o que possibilita acompanhar o preparo dos alimentos e o uso do tandir. Clique aqui e reserve conosco uma incrível experiência gastronômica na Capadócia.