Se você pensa que Ancara, capital da Turquia, é apenas uma cidade político-administrativa e sem atrativos turísticos, saiba que está muito enganado.

Embora esteja distante 500 km de Istambul e 345 km da Capadócia, a cidade tem muitos atrativos interessantes para os brasileiros.
Ancara lembra um pouco Brasília, a capital federal do Brasil, com seus prédios modernos, ruas arborizadas e muitos parques. Mas a grande diferença é que a cidade turca guarda relíquias da Antiguidade e visitá-la nos leva a uma verdadeira aula de História.

A região onde está localizada era conhecida como Anatólia e, na Antiguidade, era chamada de Galácia, nome citado no Novo Testamento da Bíblia Sagrada. Lembram-se da epístola do apóstolo Paulo aos Gálatas?

Os primeiros assentamentos na região datam de 1.200 a.C. Além disso, Ancara (também conhecida no passado como Angorá e Ancira) fazia parte da rota da seda e por ali passaram diversas civilizações que formaram poderosos impérios como os hititas, frígios, lídios, persas, romanos, bizantinos e otomanos.

Após o fim do Império Otomano foi criada, em 1923, a República da Turquia por Mustafá Kemal Atatürk, que veio a ser o primeiro presidente do novo país. Com ele vieram grandes mudanças que levaram o país à modernidade.

Animado em viajar para Ancara?

Não tenha dúvida de que você fará grandes descobertas históricas.
Ancara possui uma série de atrações turísticas que certamente vão encantar qualquer viajante, como os museus, mausoléus, mesquitas e parques. Confira o que visitar:

Museu das Civilizações da Anatólia

O Museu das Civilizações da Anatólia em Ancara é um passeio imperdível e uma viagem ao passado. Nele encontra-se uma grande coleção de artefatos arqueológicos da Anatólia, organizadas cronologicamente desde a era do Paleolítico até os dias atuais.

São objetos de diversas civilizações e períodos, entre os quais estão sarcófagos, moedas, utensílios domésticos, estátuas, tábuas de argila gravadas com escrita cuneiforme assíria e joias.
Além de estatuetas e objetos com relevo do século 9 antes de Cristo.

Por sua importância, o museu foi escolhido como o “Museu do Ano da Europa” em um concurso com outros 68 museus candidatos na Suíça, em 1997.

Anitkabir (Mausoléu de Atatürk)

Um imponente e luxuoso monumento. Assim é o Anitkabir, mais conhecido como o Mausoléu de Atatürk, construído para homenagear Atatürk, presidente da Turquia. O local abriga os objetos pessoais dele e presentes que lhe foram ofertados por outros de chefes de Estado.

Castelo de Ancara

O Castelo de Ancara localiza-se no distrito de Ulus e é um dos principais destinos turísticos da cidade. Construído como uma fortaleza militar no alto de uma colina oferece uma vista deslumbrante da cidade.

Templo de Augusto e Roma

Em Ancara você poderá visitar também o Templo de Augusto e Roma erguido provavelmente no ano 20 a.C. pelo rei Pilamenes da Galácia em homenagem ao imperador romano Augusto. O local foi transformado em mesquita a partir do 4º século d.C.

Banho Romano

Os banhos romanos também estão presentes em Ancara. Eles foram construídos para homenagear Esculápio, deus grego da medicina e é dividido em três salas principais: o caldarium (salão quente), o tepidarium (salão morno) e o frigidarium (salão frio). Hoje restam apenas ruínas desses antigos banhos, mas sempre vale uma visita.

Mesquita de Kocatepe

São muitas as mesquitas, mas chama a atenção a Mesquita de Kocatepe, construída entre os anos de 1967 e 1987. É a maior de Ancara, com capacidade para até 24 mil pessoas, e é considerada uma das maiores do mundo, podendo ser vista de qualquer ponto da cidade.

Parque Nacional Soğuksu

Para quem gosta de caminhadas ao ar livre ou mesmo fazer de piquiniques, vale a pena conhecer o Parque Nacional Soğuksu localizado em Kizilcahamam, a 82 km de Ancara. A região tem ainda muitas fontes termais o que levou à criação de vários resorts.

Compras em Ancara

Para quem gosta de fazer compras, saiba que existem muitos bazares e mercados. As principais ruas de comércio nas áreas de Ulus/Hisar são: Salman Sokak, Konya Sokak e Çikrikçilar Sokak.

Bulvari Ataturk

Esta é a principal avenida de Ancara que faz a ligação entre a cidade velha e o Palácio Presidencial e demais prédios governamentais. Ali estão a maioria dos pontos turísticos, lojas e restaurantes.

Como se locomover em Ancara

Ancara possui linhas de metrô, ônibus tradicionais além do Dolmus (espécie de microonibus). Além disso, a estação de trem fica na região central perto de grandes redes de hotéis e parques. Uma dica interessante: a viagem de trem de Istambul até Ancara dura em média três horas em um trem de alta velocidade muito confortável, com wifi, permitindo que o turismo conheça uma paisagem muito bonita, cheia de campos de trigo e girassóis.

Hotéis em Ancara

A cidade possui muitas opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. Muitos estão localizados próximos à estação central de trem da TCDD (http://www.tcddtasimacilik.gov.tr/).

Sobre o autor

Silvana Coelho
*Jornalista e autora do livro Turquia – Caminhos Cristãos e as Sete Igrejas da Ásia Menor

Comentários

Deixe uma resposta

doze − 2 =