Istambul, A Capital do Mundo

ISTAMBUL

…Se o mundo todo fosse um só país, Istambul seria a capital – Napoleão Bonaparte

Fonte riquíssima da história universal, Istambul foi cenário de grandes batalhas, centro de poder dos impérios romano, otomano e bizantino e ponto comercial mais importante por 25 séculos. Atualmente, a cidade recebe e acolhe gente de todas as nações sendo considerada uma metrópole multifacetada com economia estável, diversas formas de lazer e intensidade cultural.. Um verdadeiro presente para os que a visitam, Istambul é a única cidade no mundo dividida entre dois continentes, Europa e Ásia. Istambul representa a ligação perfeita entre o passado e o presente, um lugar onde muralhas, palácios, mesquitas, igrejas e sinagogas se misturam aos arranha céus envidraçados e às pontes monumentais; em perfeita harmonia e beleza.

Conheça Istambul!

Nesta sugestão de roteiro com 4 dias convidamos você à aproveitar ao máximo, toda a variedade que Istambul oferece :

Primeiro dia:

No primeiro dia de passeio em Istambul sugerimos a visita ao centro histórico de Sultanahmet, a parte mais antiga da cidade, o coração da antiga Constantinopla. Iniciaremos o passeio visitando o Hipódromo & Obelisco, antigo centro de atividades desportivas e políticas da antiguidade. O passeio continua pela Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Ahmet, famosa por seus milhares de azulejos de Iznik e por ser a única mesquita com seis imponentes minaretes. Visitaremos também o Museu de Santa Sofia, a mais importante igreja bizantina de todos os tempos que foi construída para ser a catedral da cidade, porém, tomada pelo Império Otomano na queda de Constantinopla em 1.453 teve suas características alteradas com a inclusão da simbologia islâmica. Fechada em 1.931 por ordem de Mustafa Kemal Ataturk, foi reaberta em 1.935, desta vez como museu. Após o almoço em um dos tradicionais restaurantes da região, levaremos você a conhecer o Palácio de Topkapi, antiga residência imperial dos sultões otomanos e sede de seu governo por mais de 400 anos. O Palácio de Topkapi conta com ambientes originais, a exemplo do harém, e tesouros colecionados pelos sultões como o Punhal Topkapi, a maior esmeralda do mundo e o diamante Kasikci com 86 quilates. Finalizaremos o tour no centro comercial mais frequentado do mundo, o Grand Bazaar, um local irresistível para compras por sua rica coleção de artigos preciosos e exóticos, como­­ jóias, couro e souvenirs.

Segundo dia:

Comece o dia conhecendo o suntuoso Palácio de Dolmabahçe, construído no século XIX pelos sultões otomanos. Dos inúmeros atrativos do Palácio de Dolmabahçe, destacamos o requinte de seu mobiliário que é a perfeita tradução do estilo de vida otomana e posterior ao da República. Em seguida visitaremos a Mesquita de Rustem Pasha, obra de arte assinada por um dos grandes profissionais da época, o arquiteto Sinan. Caminharemos até o Bazar Egípcio – Mercado das Especiarias, centro comercial dos mais antigos e exóticos de Istambul. Pausa para o almoço e breve descanso. À tarde, visitaremos o bairro de Ortakoy, antigo vilarejo de pesca, localizado às margens do Estreito de Bósforo e a partir do qual se tem a melhor vista de outra importante atração em Istambul: a Ponte do Bósforo. Em Ortakoy você terá tempo para apreciar a vista, fazer incríveis fotos, passear por ruas decoradas, repletas de lojinhas, bares e charmosos cafés. Outra dica é visitar a Mesquita de Ortakoy, decorada em estilo barroco e rococó. No final da tarde embarcaremos em um Cruzeiro pelo Estreito do Bósforo com duração aproximada de 2 horas. Durante o passeio pelo Estreito de Bósforo você terá irá conhecer muitas histórias enquanto admira os belos palácios, vilarejos e orlas. O passeio continua no pôr do sol, momento ideal para que você registre em fotografias, mais um dia inesquecível em Istambul.

Terceiro dia:

Iniciaremos o passeio deste dia com visita à Igreja de San Salvador In Chora (Museu Karyie), segundo monumento de maior importância da arte bizantina em Istambul com impressionantes mosaicos e afrescos. Em seguida conheceremos o Patriarcado Grego ou Igreja de São Jorge, localizado na margem oeste do canal chamado Corno de Ouro. Ali estão o trono patriarcal, alguns raros ícones em mosaico, relíquias de Gregório de Nazianzo e João Crisóstomo. O passeio continua com visita à Colina de Pierre Loti, com vista deslumbrante do Corno de Ouro, e à Mesquita de Eyup, situada na parte exterior das muralhas de Constantinopla. Parada para o almoço e breve descanso. À tarde subiremos ao topo da Torre de Gálata, um dos lugares mais impressionantes de Istambul, onde teremos uma visão clara da geografia da cidade, o encontro das águas e a divisão da Europa e Ásia. É o local ideal para registrar belas fotos da cidade. Caminharemos pela famosa rua de pedestres, a Istiklal Caddesi, um dos melhores exemplos da Istambul moderna. Esta avenida é um grande calçadão, com aproximadamente 1,5 km de extensão, que liga a Praça Taksim ao Tunel (segunda estação de metrô mais antiga do mundo). Ao longo da avenida é possível encontrar todo tipo de comércio, como lojas, galerias de arte, bibliotecas, bares, cafés, night clubs, restaurantes, igrejas, mesquitas e sinagogas. O dia termina no elegante e sofisticado Bairro de Nisantasi conhecido por sua infinidade de lojas de grife e variedade de excelentes restaurantes.

Quarto dia:

Reserve este dia para explorar o lado asiático de Istambul. Cruzaremos a magnífica Ponte do Bósforo, maravilha da engenharia construída em 1973 para unir os lados europeus e asiáticos da cidade de Istambul. Chegaremos à Colina dos Namorados (Colina de Çamlica) que oferece linda vista panorâmica. Visitaremos o Palácio de Beylerbeyi, construído em estilo néo-barroco por Adbul Aziz o palácio era residência de verão dos sultões e onde muitos chefes de estado se hospedavam quando em visita à Istambul. Seguiremos de carro até a charmosa Avenida Bagdat, um dos maiores centros de compras de luxo do mundo. Desfrutaremos do almoço em uma das excelentes opções de restaurantes da parte Asiática. De volta ao lado Europeu vamos conhecer a Cisterna Basílica, construída no período bizantino com diferentes tipos de pedras e colunas romanas. Finalizaremos o tour na Mesquita de Suleymaniye, o Magnífico, obra prima do arquiteto Sinan. O mausoléo de Suleyman e sua amada Roxelana se encontra nos fundos desta mesquita.

Outras atrações em Istambul: Palácio Çiragan, Museu de Mosaicos, Bazar Arasta, Museu Arqueológico, Museu de Arte Turca e Islâmica.

Gostou dessa super sugestão de roteiro em Istambul? Entre em contato conosco e solicite uma cotação!

Sobre o autor

Sibel Simone

Comentários

Tissiane
janeiro 20, 2019
Olá, gostaria de saber ovaloo valor e as opções de passeios para um casal, iremos para Istambul em 07/03, e tbm o valor do transfer aeroporto/hotel/aeroporto. Ficaremos 4 dias inteiros na cidade.
Sibel Simone
fevereiro 14, 2019
Olá Tissi! Estamos em contato! Obrigada!

Deixe uma resposta

treze − doze =