Capa do livro sobre as Sete Igrejas escrito pela jornalista Silvana Coelho

As Sete Igrejas do Apocalípse

Para fazer da sua viagem à Turquia uma experiência única, a Kleos Tourism firmou uma parceria com a jornalista e autora do guia Turquia – Caminhos Cristãos e as Sete Igrejas da Ásia Menor, Silvana Coelho, que viveu na Turquia por sete anos.

O resultado da parceria foi a criação de um roteiro exclusivo com as Sete Igrejas do Apocalipse (ou Revelação), tendo como base este guia. O viajante terá oportunidade de conhecer com detalhes os locais onde ocorreram fatos importantes do início do Cristianismo.

Afinal, quando se fala em turismo religioso, logo pensamos nas viagens à chamada Terra Santa, em Jerusalém, uma vez que, a trajetória de Jesus Cristo foi baseada nessa região.

Entretanto, poucos sabem que o Cristianismo teve presença fortíssima onde hoje está o território da Turquia, também conhecido no passado como Ásia Menor.

O livro Turquia – Caminhos Cristãos e as Sete Igrejas da ásia Menor apresenta a história da Turquia e revela curiosidades. O país que fez parte da rota comercial da seda e de diversos impérios, foi um dos principais locais onde os cristãos do primeiro século se refugiaram após a morte de Jesus.

A Turquia, banhada pelos mares Mediterrâneo, Egeu, Negro e Mármara, é um destino imperdível por ser o local que abriga, entre outras preciosidades, as Sete Igrejas da Ásia Menor (Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia), para as quais foram enviadas as cartas do apóstolo João com as revelações dadas por Jesus.

Com o guia em mãos, em cada cidade você vai ter a experiência inédita de estabelecer uma relação entre a arqueologia e os relatos bíblicos relacionados ao local.

Conheça as Sete Igrejas do Apocalípse

Éfeso (Selçuk)

Turistas em frente à biblioteca de Celso, em Éfeso
Biblioteca de Celso, em Efeso – Foto: Silvana Coelho

Éfeso está localizada a cerca e 80 km de Izmir (antiga Esmirna) e foi uma das mais ricas e importantes da época, sendo um dos principais locais do início do Cristianismo.

Foi a primeira das sete igrejas da Ásia Menor a receber as cartas do apóstolo João com mensagens reveladas por Jesus. Abriga um dos maiores e bem-conservados sítios arqueológicos da Turquia, e por sua grandiosidade, Éfeso está incluída na lista de Patrimônio Histórico e Mundial da Humanidade.

Próximo a Éfeso, no distrito de Selçuk, estão as ruínas da Basílica de São João onde se encontra a tumba do apóstolo. Numa colina próxima está a Casa de Maria, uma pequena capela erguida numa gruta onde Maria, mãe de Jesus, teria vivido até o fim de sua vida.

Você vai poder visitar as inúmeras ruínas, entre as quais destacam-se: o Teatro com capacidade para 25 mil pessoas; a Biblioteca de Éfeso, uma das maiores do mundo antigo; a rua dos Curetes com seus belos mosaicos, as Casas do Terraço, além do Templo de Ártemis.

 

Esmirna (Izmir)

Vista do por-do-sol em Esmirna (Izmir), Turquia
Pôr-do-sol em Esmirna – Foto: Silvana Coelho

Esmirna (atual Izmir) foi um importante porto e centro comercial por volta do 3º século antes de Cristo. Foi ainda a segunda igreja a receber a mensagem do apóstolo João, na qual Jesus exortava os crentes locais a serem fiéis a Deus. E ainda hoje preserva ruínas dos muros da Acrópolis e da Ágora, uma espécie de mercado e centro da vida local onde se discutia política e temas religiosos. Além disso, a cidade possui outros pontos turísticos interessantes que merecem ser visitados.

 

Pérgamo (Bergama)

Parte das ruínas da antiga cidade de Pérgamo
Ruínas de Pergamo, na Turquia – Foto: Silvana Coelho

Vamos agora para a cidade de Pérgamo, que foi a terceira Igreja a receber as cartas do evangelista João. A mensagem da carta trazia uma advertência aos cristãos locais para que continuassem fiéis a Deus.

Pérgamo foi fundada por volta do ano 263 a.C. e, também, está na lista do Patrimônio Histórico da Unesco. Possui um complexo de ruínas muito bem preservado localizado a uma altura de 300 metros acima do nível do mar, de onde se pode ter uma visão clara de sua importância na Antiguidade. Destacam-se o Templo de Trajano; a Ágora Central que era o antigo mercado e o Altar de Zeus. Além do Teatro, que é considerado o mais íngreme do mundo antigo, com 80 fileiras de assentos e capacidade para 10 mil pessoas.

 

Tiatira (Akhisar)

Ruínas da antiga cidade de Tiatira
Tiatira, Turquia – Foto: Silvana Coelho

Tiatira foi a quarta Igreja a receber a mensagem de arrependimento do evangelista João, segundo os relatos bíblicos, porque ali havia uma profetisa que levava os cristãos à idolatria.A cidade de Tiatira foi um importante centro comercial da Ásia Menor e de ligação com as cidades de Sardes, Pérgamo e Esmirna. Hoje, é conhecida pela alta qualidade das azeitonas e óleo de oliva produzidos na região. Restam poucas ruínas do que foi uma basílica bizantina, que está localizada no centro da cidade, e rodeada por construções modernas.

 

Sardes (Salihli)

Sardes - As Sete Igrejas do Apocalípse
Restos de colunas em Sardes, na Turquia – Foto: Silvana Coelho

A Igreja de Sardes foi a quinta a receber as mensagens do evangelista João, alertando os cristãos locais por sua falta de fé e chamava os cristãos ao arrependimento. A cidade de Sardes fez parte do reino da Lídia e de importante rota comercial no passado. Na região havia ouro e por isso os lídios foram o primeiro povo do mundo a cunhar moedas com esse metal, tornando a cidade próspera.

Ainda restam muitas ruínas interessantes na cidade, como o que sobrou de uma estrada romana do século sete a.C., além do Templo de Ártemis e do complexo do Ginásio e Banho romano.

 

Filadélfia (Alaşehir)

Ruínas em Filadelfia, uma das Sete Igrejas do Apocalípse
Filadelfia – Alaşehir, Turquia – Foto: Silvana Coelho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Filadélfia foi a sexta igreja do livro do Apocalipse para a qual João dirigiu sua mensagem de elogio aos cristãos locais, segundo o texto bíblico.

Fundada por volta do ano 159 a.C., Filadélfia foi uma cidade de grande importância comercial no início do primeiro século d.C. devido a sua produção de uvas, tornando-se muito conhecida por cultuar o deus grego do vinho, Dionísio.

 

Laodiceia (Denizli)

Antiga estrada em Laodiceia, uma das Sete Igrejas do Apocalípse
Antiga estrada em Laodiceia, na Turquia – Foto: Silvana Coelho

Laodiceia, a última igreja a receber a mensagem do evangelista João para terem uma comunhão mais próxima com Deus, foi uma importante cidade da Ásia Menor. Tornou-se também uma das primeiras sedes do Cristianismo. A antiga cidade possui um complexo de ruínas impressionantes e se estendem por cerca de cinco quilômetros. Ali estão a Ágora Central, teatros e um trecho bem preservado da estrada romana que seguia em direção a Damasco (Síria).

A Turquia reúne muito da história do mundo antigo e que está interligada com os relatos bíblicos comprovados pelos historiadores e arqueólogos que atuam na região.

Clique para obter mais informações sobre o roteiro exclusivo com as Sete Igrejas do Apocalípse.

Sobre o autor

KLEOS

Comentários

janeiro 17, 2022
Ola td bem?Vcs são Operadora de Turismo?Gostaríamos de montar um roteiro junto com seu roteiro.
Sibel Simone
janeiro 22, 2022
Olá Cleide, já estamos em contato!
Sibel Simone
janeiro 22, 2022
Olá Cleide,estamos em contato! Obrigada.
março 31, 2022
Gostaria de informações.
Denise Ramalho de Barro
novembro 16, 2022
Gostaria de uma sugestão de roteiro das 7 igrejas partindo de Efeso e terminando em Pamukalle de carro alugado. Denise (43) 988427351
Hiredes Gahca
junho 26, 2023
Gostei muito do relato.
Manoel Vicente dos Santos Filho
outubro 16, 2023
Quero saber exatamente as datas de fundação das cidades: Éfeso, ESMIRNA, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laudicéia. E as datas em que foram fundadas essas igrejas?

Deixe um comentário